Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/9ª%20conferencia%20PC%20UE.jpeg

​​Joaquim Bernardo, o Presidente do PO CH, vai participar, no próximo dia 16 de setembro, pelas 16h15, na 9ª Conferência sobre a Avaliação da Política de Coesão da UE, através de uma intervenção durante o Workshop 5A, intitulado “Uma economia que trabalha para as pessoas: a dimensão social”.

16-09-2021

A Conferência, com o tema “Moldar as transições com evidências”, decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto em formato híbrido, sendo possível participar através de uma plataforma online.  Será uma oportunidade para sublinhar a importância das políticas baseadas em evidências. Sendo uma plataforma de discussão dos métodos usados ​​para avaliar o papel da política nos diferentes temas de investimento, permitirá fazer um balanço das avaliações realizadas pelos Estados-Membros e pela Comissão durante o período 2014-2020.


E
m destaque, no Workshop 5A, estarão os resultados de algumas avaliações na área do emprego, educação e inclusão social, mais concretamente os resultados da Avaliação do sistema de bolsas do ensino superior para alunos mais desfavorecidos em Portugal, coordenada pelo PO CH e desenvolvida pelo CRIE (Center for Research on Impact Evaluation), entidade que fornece conhecimentos científicos e apoio metodológico em Avaliação de Impacto Contrafactual (CIE) à Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão (DG EMPL) e aos Estados-Membros. Em foco estarão também os resultados da Avaliação de impacto da educação profissional pelo PO Podlaskie, 2014-2020, na Polónia.

Para além desta avaliação, que irá estar em foco na conferência, à data, o POCH tem concluídas mais duas avaliações temáticas, abrangendo intervenções não só financiadas pelo Programa, como por outros PO do Portugal 2020, nas respetivas áreas de intervenção objeto dessas avaliações: 
Avaliação do contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para a formação avançada e Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a promoção do sucesso educativo, redução do abandono escolar precoce e empregabilidade dos jovens. Neste momento encontra-se ainda em curso a Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para o aumento da qualificação e empregabilidade dos adultos, subdivida em dois lotes (adultos empregados e adultos desempregados) e estão previstos mais dois processos de avaliação, dando assim pleno cumprimento ao seu plano de avaliação.  A avaliação intermédia do PO CH viu já o seu concurso lançado em agosto de 2021 (procedimento nº 02/CP/SGEC/2021 na plataforma ACINGOV) e no segundo semestre de 2022 dar-se-á início à Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a Transição Digital na Educação.

A política de coesão é a principal política de investimento do orçamento da União Europeia. Tem como alvo todas as regiões da União Europeia e o objetivo de apoiar a criação de empregos, a competitividade empresarial, o crescimento económico, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Com enfoque no desempenho, responsabilidade e transparência dos seus investimentos, a política de coesão está na vanguarda das transições verdes e digitais da UE que irão moldar o processo de recuperação e o futuro da Europa nas próximas décadas.


Consulte aqui os resultados da Avaliação do contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para a formação avançada.

Consulte aqui os resultados da Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para a promoção do sucesso educativo, redução do abandono escolar precoce e empregabilidade dos jovens

Aceda aqui a mais informação sobre a conferência.


  • < voltar aos eventos