Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_Convite%20PIA%20PT.jpeg

​​O aviso de abertura de concurso n.º POCH-67-2021-11 visa apoiar 3 ações específicas, inseridas no Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens, dinamizadas pela Direção-Geral da Educação (DGE), com uma dotação máxima de 5 milhões de euros do Fundo Social Europeu.

31-01-2022

O aviso está inserido na tipologia de operação 4.1 que permite apoiar intervenções específicas e inovadoras para a promoção do sucesso escolar dos jovens, proporcionando aprendizagens orientadas por princípios e valores que resultem em atitudes, condutas e comportamentos éticos.


O único destinatário do concurso é a DGE enquanto beneficiário responsável pela execução das políticas relativas às componentes pedagógica e didática dos ensinos básico e secundário.

No âmbito do Plano Integrado de Recuperação das Aprendizagens são apoiadas as seguintes açõe

  • Ler - conhecer, aprender e ensinar - visa o acesso livre a ferramentas digitais que forneçam aos professores formas fiáveis de aferição da competência de leitura, materiais didáticos direcionados para dificuldades específicas, informação de qualidade certificada sobre metodologias e procedimentos e recursos formativos e de acompanhamento das ações promovidas. 

  • Escola a Ler - suportado pelos Professores bibliotecários e os professores de Português/titulares de turma, o projeto Escola a Ler promoverá a realização de atividades que proporcionem o contacto dos alunos com livros e que os motivem e estimulem à prática regular e continuada da leitura e da escrita. 

  • Programa para competências sociais e emocionais - pretende o desenvolvimento de projetos de capacitação de jovens, docentes e outros técnicos, ao nível das competências socioemocionais e relacionais. O objetivo final será formar líderes capazes de cuidar, escutar, confiar e promover a reconciliação construindo pontes, promovendo sempre a dignidade humana. 

 
Os destinatários finais do Aviso POCH-67-2021-11 são os alunos dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do ensino público, das regiões Norte, Centro e Alentejo, que irão usufruir das operações apoiadas ao abrigo do plano a ser implementado nas escolas abrangidas. As operações devem ser concluídas até 30 de setembro de 2023.

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2021, e devem ser submetidas através de formulário eletrónico no 
Balcão do Portugal 2020.

No eixo prioritário de apoio 4, o investimento do PO CH, através do Fundo Social Europeu (FSE),  já ultrapassou os 227 milhões de euros (M€) de montante total elegível aprovado, dos quais 208 M€ são FSE.

Aceda aqui ao  
Aviso POCH-67-2021-11


  • < voltar aos eventos