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​​Vai realizar-se, no dia 18 de janeiro, uma sessão de informação, co-organizada pela Agência Executiva Europeia para a Educação e Cultura (EACEA) e a Comissão Europeia. Uma oportunidade para ficar a saber tudo o que é necessário sobre a ação, as prioridades políticas e o procedimento de candidatura para as oportunidades de financiamento de Projetos Prospetivos 2022 no âmbito do Erasmus +.

18-01-2022

A necessidade de inovação dos sistemas de educação e formação nunca foi tão grande, tanto a nível individual como institucional. Essas abordagens inovadoras não devem apenas fornecer aos trabalhadores as competências adequadas ao mercado de trabalho em mudança, mas também equipa-los com criatividade e competências para enfrentar a crescente complexidade dos desafios sociais, como as mudanças climáticas, a proteção da biodiversidade, a energia limpa, a saúde pública, a digitalização e automação, a inteligência artificial, a robótica ou a análise de dados.

Os Projetos Prospectivos visam identificar, desenvolver, testar e/ou avaliar abordagens políticas inovadoras que possam contribuir para a melhoria dos sistemas de educação e formação, apoiando ideias futuras que respondam às principais prioridades europeias e contribuam para a melhoria desses sistemas, bem como proporcionem inovação nos métodos e práticas de aprendizagem, na Europa.


O objetivo é apoiar projetos de cooperação transnacional que implementem um conjunto abrangente de atividades setoriais ou intersetoriais que:
a) fomentem a inovação em termos de escopo, métodos e práticas;
b) assegurem a transferência de inovação (entre países, setores políticos ou grupos-alvo), garantindo uma exploração sustentável dos resultados de projetos inovadores a nível europeu.

A
 iniciativa abrange as seguintes áreas:

 1 - Prioridades intersetoriais
Estes projetos podem abordar diferentes setores educacionais ou conectá-los entre si. Devem abordar uma das seguintes prioridades:
apoiar a educação digital inclusiva e de alta qualidade, de acordo com o Plano de Ação da Educação Digital;
- apoiar sistemas de educação e formação na sua adaptação à transição verde.

 2 - Educação e Formação Profissional (EFP)
Estes projetos devem ser dirigidos ao setor de EFP, apoiando a implementação dos princípios e objetivos do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a Agenda Europeia de Competências, a Recomendação do Conselho sobre o ensino e formação profissional para a competitividade sustentável, justiça social e resiliência e a Declaração de Osnabrück sobre o ensino e formação profissional. Devem abordar uma das prioridades seguintes:
- apoiar o Pacto pelas Competências;
- estruturas e mecanismos de investigação aplicada em EFP;
- competências verdes no setor de EFP.

3 - Aprendizagem de Adultos
Estes projetos devem apoiar a implementação dos princípios e objetivos do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, da Agenda Europeia de Competências e da Recomendação do Conselho sobre Caminhos de Upskilling: Novas Oportunidades para Adultos. Devem dirigir-se à área da educação e formação de adultos e abordar a seguinte prioridade:
- Caminhos de Upskilling: Novas Oportunidades para Adultos.

A sessão terá lugar no dia 18 de janeiro de 2022 das 10h00 às 16h30 CET, dividida em 2 momentos principais:
Das 10h00 às 12h20: a sessão de política e prioridades
Das 14h00 às 16h30: o processo de candidatura e a sessão de critérios

O acesso à sessão de esclarecimento será feito através do link a disponibilizar 
AQUI, sem necessidade de registro prévio.

Para mais informações consulte o guia do 
Programa Erasmus + 2022 disponível em todas as línguas oficiais da UE

Mais detalhes sobre os três âmbito de Projetos Prospectivos poderão ser conhecidos no 
Portal de Oportunidades de Financiamento e Licitações.


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