Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_1_Impulsionar%20a%20transição%20digital%20europeia.jpeg

​Decorrerá, entre os dias 8 e 14 de dezembro de 2022, a conferência organizada pelo Cedefop - Centro Europeu de Desenvolvimento da Formação Profissional, onde serão discutidas as principais conclusões do 2º Inquérito Europeu sobre Competências e Emprego do Cedefop, focado na digitalização e nas incompatibilidades de competências na Europa.

08-12-2022

​A mudança tecnológica e a digitalização, particularmente as novas tecnologias de automação inteligente e da Indústria 4.0 como a robótica avançada, inteligência artificial ou impressão 3D, tornaram-se uma megatendência que está a reformular o mercado de trabalho e as tendências de competências na Europa.

O inquérito europeu de competências e empregos do Cedefop já mostrava, na sua primeira versão, que cerca de 14% dos empregos da União Europeia (UE) eram susceptíveis de ser totalmente automatizados. Esta automatização arrisca-se a afectar desproporcionalmente as pessoas pouco qualificadas e que desempenhem tarefas rotineiras. A pandemia de Covid-19, que acelerou a proliferação do trabalho e da aprendizagem digital, acentuou essas tendências.

O principal objetivo da conferência é discutir com os formuladores de políticas europeias, com a comunidade de especialistas, parceiros sociais e com um grupo amplo de partes interessadas as as conclusões do Inquérito. Como parte da conferência, o Cedefop procurará envolver especialistas e outros participantes na reflexão sobre as implicações dos resultados para a requalificação, educação e formação profissional (EFP) e políticas de competências.

O evento decorré em formato digital e será aberto ao público em geral.

Mais informações na página do evento.


  • < voltar aos eventos