Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/1_1_Aprender%20a%20programaer.jpeg

​A Comissão Europeia e o Parlamento Europeu em Portugal, através da Casa Europa, disponibilizam gratuitamente mais uma edição de formação em programação online. Os seminários decorrem durante o mês de julho, nos dias 6, 13 e 20, às 18h30, com a duração de 1h30min cada.

06-07-2022

Esta iniciativa contribui para o objetivo de levar a programação e a literacia digital a todos, constituindo uma oportunidade para melhorar as competências digitais, cada vez mais solicitadas profissionalmente.

Os seminários serão totalmente transmitidos em streaming pelas redes sociais 
Facebook e Twitter da Representação da Comissão Europeia e, também, no Facebook e no Twitter do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal. Posteriormente, as sessões ficarão disponíveis nestas redes sociais para consulta.

A escola de verão deste ano reforça a aprendizagem de programação em Criação de Websites em linguagem HTML & CSS e em Ruby e acrescenta um novo módulo, Introdução ao Design em UX & UI, desafiando os participantes a expandir as suas competências digitais. No final do seminário, todos os participantes inscritos previamente terão acesso à plataforma proprietária da Learn, Plataforma_1/2/3, onde podem consultar os slides, exercícios e questionários e ainda participar num fórum com os formadores e demais participantes. A formação dá a oportunidade de assistir a módulos de iniciação aos conceitos básicos de programação, em que os participantes podem interagir com os formadores durante a sessão em direto, colocando perguntas e dúvidas que serão respondidas no chat por um dos formadores que acompanha cada sessão.

A União Europeia está empenhada na capacitação digital dos jovens e dos adultos, pois acredita que um nível adequado de competências digitais é essencial para que as pessoas aproveitem as oportunidades oferecidas pela transformação digital em curso. Os objetivos digitais para 2030, que a Comissão Europeia visa alcançar são ambiciosos: dotar 80% das pessoas de competências digitais básicas e empregar 20 milhões de especialistas em TIC na UE até 2030, reduzindo simultaneamente as disparidades entre homens e mulheres.

Calendário e inscrições:
Para aceder aos formulários de inscrição de cada uma das sessões, clique nas datas respetivas.

6 de julho - Criação de Websites (HTML & CSS), 18h30
13 de julho – Introdução à Programação (Ruby), 18h30
20 de julho – Introdução ao Design (UX & UI), 18h30

Fonte: Comissão Europeia

  • < voltar aos eventos