O XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), que decorrerá entre 15 e 17 de setembro na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, marca o reencontro com esta cidade, passados 25 anos desde a realização do III Congresso, em 1997. Neste regresso procurar-se-á refletir sobre a relação entre a Educação e as Cidades.
15-09-2022
"Cidade" remete para conceitos como cidadania, cidadão e civilização. Por seu lado, "polis" (cidade) e "politikos" (da cidade), originaram a palavra "política". A cidade é local de afirmação da cidadania, enquanto condição que permite aos cidadãos participarem da vida política, nos assuntos da "polis" e é um espaço público de educação, um ponto de encontro e de interação social, em que a educação é uma responsabilidade coletiva, um bem-comum.
A complexidade, a heterogeneidade e a diversidade são caraterísticas das cidades, que constituem desafios para a educação formal e não formal. O património, as culturas e as identidades pessoais e coletivas construídos nas cidades são domínios que questionam e condicionam a formação, a investigação em Educação, as políticas e as organizações educativas.
As linhas temáticas deste XVI Congresso da SPCE e os conceitos e áreas disciplinares que lhes estão subjacentes têm como pano de fundo, objeto de análise, reflexão e debate, esta relação entre educação e cidades, que pode ser vista a 3 níveis: a educação na cidade; a educação da cidade; a educação pela cidade.
Aceda aqui ao Programa Provisório
Inscreva-se aqui - a inscrição pode custar entre 50 e 180 €
Fonte: SPCE