Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_1_Video%202%20POCH.jpeg

​O PO CH apresenta o segundo dos três vídeos que produziu para dar a conhecer os efeitos do trabalho na área do ensino superior e formação avançada entre 2014 e 2021. São mais de 128 mil os estudantes que viram as suas oportunidades de formação e qualificação aumentarem pela mão do PO CH e do Fundo Social Europeu.

17-05-2022

Os três vídeos, que estão a ser lançados com uma periodicidade semanal, retratam a execução física e financeira do PO CH até 31/12/2021, nas várias áreas de apoio. Foram produzidos em parceria com a estação televisiva SIC e têm apresentação de Jani Gabriel. 

Neste segundo vídeo, são disponibilizados dados físicos e financeiros dos apoios à formação superior e avançada. São ainda apresentados os resultados das medidas de política pública apoiadas pelo Programa, no âmbito dos indicadores de contexto e disponibilizadas algumas conclusões das avaliações de impacto realizadas nesta área.

O PO CH, através do FSE, apoiou o ensino superior e a formação avançada, investindo nas bolsas de ação social para alunos carenciados nesse nível de ensino, nos cursos TeSP - Técnicos Superiores Profissionais e nas bolsas de doutoramento, até 2018, quando sofreu a sua primeira reprogramação. Desde essa altura, estes apoios passaram para outros programas operacionais regionais e temáticos para que o PO CH pudesse canalizar verbas para as áreas da formação inicial de jovens e para a (re)qualificação dos adultos, ficando então a apoiar a concessão de empréstimos a estudantes do ensino superior, através de um instrumento financeiro desenvolvido para o efeito. 

Apesar da mudança de rumo em 2018, os números dos apoios prestados são expressivos. Até 31 de março de 2022, o PO CH investiu 668 milhões de euros (M€) nesta área de intervenção, dos quais 568 M€ foram investidos pelo FSE. O crescimento pode ser avaliado pelo aumento da taxa de diplomados com este nível de ensino, na população entre os 30 e os 34 anos de idade que, em 2021, chegou aos 43,7%, 13,7 pontos percentuais acima do valor de 2013, antes de ter início o Programa. Encontra-se também já acima da meta estipulada pela Europa de 40% para o ano de 2020.

No decorrer do mês de maio, mês da Europa, os três vídeos serão enviados, a todos os destinatários finais das medidas apoiadas pelo PO CH e pelo investimento europeu. 

 


Aceda ao vídeo 2 - execução física e financeira do eixo 2


  • < voltar a notícias