Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/1_1_Bootcamp.jpeg

​A segunda Edição do Bootcamp de Empreendedorismo Jovem do Projeto I.d.E.A – Idealiza, Empreende e Atua, teve lugar no dia 22 de junho, em Mértola, e foi destinada aos alunos do Agrupamento de Escolas de Ourique.  O objetivo foi promover o espírito empreendedor e sensibilizar os jovens para as potencialidades do território.

11-07-2022

No âmbito do programa de apoio ao empreendedorismo para jovens do ensino secundário do Baixo Alentejo, o Bootcamp foi promovido pela ADPM – Associação para a Defesa do Património de Mértola com o patrocínio da Somincor – Mina de Neves Corvo. Inserido na disciplina de cidadania e desenvolvimento, domínio do empreendedorismo e em articulação com unidades de formação da componente tecnológica, alunos do curso de educação e formação – empregado/a de restaurante/bar, e do curso profissional de técnico/a de restaurante/bar - participaram na segunda edição deste Bootcamp.

Enquadrado no plano de estudos curricular, esta iniciativa procurou que os alunos fortalecessem a sua capacidade de trabalho em equipa, a dinâmica de grupo, particularmente o papel do indivíduo dentro do grupo, e desenvolvessem mecanismos de comunicação e partilha, tendo em conta o espírito empreendedor, o seu papel no território e as próprias potencialidades territoriais. Nesse sentido os alunos participaram em várias sessões de atividades que abordaram temas como o empreendedorismo, a cooperação e o trabalho em equipa, a dinâmica de turma no desenvolvimento de produtos, técnicas de apresentação, entre outras.


Do ponto de vista da potencialidade territorial, pretendia-se que os alunos percebessem que o território onde habitam e estudam tem especificidades próprias, promovendo o seu envolvimento ativo e estimulando uma relação proveitosa entre capacitação, competências empreendedoras e território. Pretendeu-se ainda que fossem incentivados a identificar potencialidades em aspetos que à primeira vista parecem obsoletos, com objetivo, a longo prazo, de possível investimento dos jovens nesta zona do país.

Para além das sessões de atividades, houve uma mostra que contou com a participação de empreendedores locais, permitindo aos alunos um contato com a realidade empreendedora do território.

Este tipo de iniciativa, que concilia a escola, com empreendedorismo e territorialidade, permite não só que haja uma complementaridade à vertente escolar dos alunos, como potencia a capacidade de trabalhar competências diversas, criar ferramentas, descobrir o território que habitam, e pensar o seu próprio futuro.

O POCH apoiou o Agrupamento Vertical de Ourique, no âmbito da formação de jovens, com 308 mil euros de investimento total, dos quais 262 mil correspondem ao Fundo Social Europeu, beneficiando 164 formandos. Destaca-se o apoio aos Cursos Profissionais, que tiveram um apoio de 192 mil euros, dos quais 163 mil euros são do Fundo Social Europeu. Nos Cursos de Educação e Formação, o investimento foi de 116 mil euros, dos quais 98 mil são do Fundo Social Europeu.


Aceda aqui ao site da Escola

  • < voltar a notícias