Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/1_1_novo%20lixo%20e%20para%20sempre.jpeg

​"Novo lixo é para sempre" é o mote do projeto desenvolvido por 11 alunos da Escola Profssional da Nazaré (EPN) e que lhes valeu o primeiro lugar nacional na categoria Fotocampanha do Concurso Nacional Melhores Reportagens 2022 - Jovens Repórteres para o Ambiente, da ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa.

 


04-08-2022

Os formandos criaram esta campanha de sensibilização no âmbito do curso profissional de Comunicação e Serviço Digital, nos mesmos moldes de uma campanha publicitáriade. O objetivo era alertar os cidadãos, especialmente os jovens, para o impacto das embalagens que são deixadas para trás na praia ou que dão à costa. Pretenderam sensibilizar para a necessidade urgente de repensar o uso dos plásticos de utilização única, para as questões relacionadas com a reciclagem, a reutização, e a educação ambiental. Apesar de terem "um uso muito limitado no tempo, esses plásticos, infelizmente, permanecem como lixo por muito, muito tempo".

Há vários anos que a 
EPN aderiu ao programa Eco-escola, inciativa igualmente promovida pela ABEA, e dinamiza diversas atividades de educação ambiental incluindo participações  em vários concursos. No entanto, esta foi a aprimeira vez que conquistou um lugar no pódio. Este foi também o ano do lançamento do curso Comunicação e Serviço Digital, que contou com 11 alunos no 10º ano, todos eles participantes na campanha.

Concurso Nacional Melhores Reportagens 2022 recebeu 278 trabalhos candidatos, distribuídos por seis categorias distintas: artigo, fotografia, fotocampanha, videorreportagem, videocampanha e podcast.  Todos os vencedores podem ser conhecidos aqui

A Escola Profissonal da Nazaré é uma entidade formadora de jovens apoiada pelo POCH, através do investimento do Fundo Social Europeu (FSE), com um montante total de 7,6 milhões de euros (M€), dos quais 6,5 milhões provêm do FSE. São destinados, na sua quase totalidade, a apoiar os cursos profissionais e já beneficiaram a formação de 513 jovens. A EPN é uma escola certificada com o selo  EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional, certificação também apoiada pelo PO CH, através do FSE, no âmbito da árra que apoia a qualidade e inovação na educação. 



Aceda ao site da escola


Fonte: Escola Profissional da Nazaré

  • < voltar a notícias