Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/1_1_competencias%20para%20as%20transições%20-%20Presidencia%20Checa.jpeg

​As prioridades de ação da Presidência Checa da União Europeia destacam o desenvolvimento de competências para uma adaptação às circunstâncias em mudança, incluindo as transições ecológica e digital, durante o segundo semestre de 2022.




05-08-2022

​No âmbito da prioridade "Resistência estratégica da economia europeia", a Presidência afirma que "as transições verdes e digitais devem ser implementadas de forma a promover a convergência com as regiões mais avançadas". Salienta a "necessidade de apoiar o desenvolvimento das competências dos europeus para se adaptarem às circunstâncias em mudança, que é um pré-requisito para a competitividade global da UE".

As outras prioridades da Presidência são: gestão da crise dos refugiados e da recuperação da Ucrânia no pós-guerra, segurança energética, reforço das capacidades dedefesa da Europa e segurança do ciberespaço e resiliência das instituições democráticas.

Em 30 de junho de 2022, a Comissão Europeia adotou uma proposta de Recomendação do Conselho sobre Caminhos para o Sucesso Escolar. A recomendação será debatida e adoptada durante a Presidência checa, no segundo semestre de 2022, de acordo com o seu programa, e incidirá nas competências básicas, no aumento do número de jovens que concluem o ensino secundário e na redução do abandono escolar precoce, que são temas cruciais para o futuro desenvolvimento do Espaço Europeu da Educação.

Num esforço para ativar todos os recursos humanos disponíveis no mercado de trabalho em rápida mudança, a Presidência "apoiará a implementação de ferramentaseficazes para a integração das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, políticas de aprendizagem ao longo da vida e orientação profissional através de umaeducação de qualidade, o Plano de Acção para Apoiar a Economia Social e as Recomendações da Comissão sobre medidas ativas eficazes no mercado de trabalho, incluindo o aumento da flexibilidade desse mercado".

No que diz respeito à educação digital, infraestrutura digital, empreendedorismo digital e digitalização do setor público, a presidência prevê finalizar um acordo sobreos Objetivos Digitais para 2030 e o estabelecimento de um mecanismo de cooperação entre os Estados-Membros e a Comissão Europeia para um processo de transição digital (Digital Decade Policy Program).

Por último, com a conclusão do Ano Europeu da Juventude 2022 em dezembro, a Presidência organizará uma conferência sobre o seu legado juntamente com a Comissão e o Parlamento Europeu.

Aceda aqui ao documento onde são estabelecidas as prioridades para Presidência Checa da União Europeia.     


Fonte: Presidência Checa da União Europeia    

 

  • < voltar a notícias