Iniciar sessão
/pt-pt/Noticias/PublishingImages/1_1_Competencias%20para%20a%20vida%20em%20açao%20PT.jpeg

​A Comissão Europeia desenvolveu o documento orientador ”Competências para a Vida em ação" (LifeComp into action) para apoiar educadores a desenvolver práticas pedagógicas quotidianas. Através deste trabalho são disponibilizados aos profissionais da educação princípios, diretrizes e estratégias de ensino baseadas em investigação e centradas no aluno para promover as Competências para a Vida (LifeComp).

18-08-2022
​O LifeComp (Competências para a Vida) é o Quadro Europeu para as Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem que disponibiliza conhecimento e uma linguagem comum para descrever as também chamadas Competências para a Vida. Estão envolvidos 9 aspetos socioemocionais e competências metacognitivas (ou competências para a vida) que ajudam a desenvolver o potencial, a autorregular as emoções, pensamentos e comportamentos, a lidar com a complexidade, a serem socialmente responsáveis e aprendentes reflexivos ao longo de toda a vida.

COMPETÊNCIAS PESSOAIS, SOCIAIS E DE APRENDIZAGEM

Lifecomp.jpg

Todos precisam de desenvolver Competências para a Vida para prosperar na era digital. Tais competências promovem a resiliência dos indivíduos e sua capacidade de lidar com as situações e os problemas complexos que o século XXI nos trouxe globalmente, como a crise climática, pandemias atuais e potenciais, crescente automação de tarefas, mudanças rápidas nas formas de emprego, envelhecimento da população, proliferação de desinformação, ameaças crescentes à sustentabilidade, etc.

Os estudos realizados demonstram que o desenvolvimento de Competências para a Vida na educação pode aumentar o desempenho académico dos alunos, a satisfação pessoal, o bem-estar e a empregabilidade, estando também diretamente relacionado com a redução das taxas de abandono escolar precoce. Estas competências vão passar a ser exigidas na maioria dos empregos futuros. 

O “Competências para a Vida em Ação” foi desenvolvido através de investigação documental e entrevistas com educadores e especialistas. Aborda a formação dos profissionais de educação e visa apoiá-los na promoção das Competências para a Vida dos alunos. Para ajudar os profissionais a ultrapassar estes desafios, foram testados recursos pedagógicos destinados a fazer a ponte entre a teoria e a prática e auxiliar os professores e educadores a criar ambientes de aprendizagem que podem favorecer a aquisição das Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem. Este documento, para educadores, pretende ser mais do que apenas um guia geral de práticas de ensino para promover competências socioemocionais e metacognitivas. Pretende ser a base para desenvolver estratégias e práticas personalizadas para promover essas competências.

As Competências Pessoais, Sociais e de Aprendizagem foram definidas como Competência-Chave em 2018 pela Recomendação do Conselho sobre Competências-Chave para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Esta Competência-Chave, que se aplica a todas as esferas da vida, pode ser adquirida através da educação formal, informal e não formal, com a finalidade de ajudar os cidadãos a prosperar social e economicamente.


  • < voltar a notícias