Iniciar sessão
/pt-pt/Noticias/PublishingImages/Histórias%20de%20Sucesso_Bernardo.jpeg

​O PO CH orgulha-se de apresentar Bernardo Neves, mais um formando apoiado pelo Programa e pelo Fundo Social Europeu (FSE) com um percurso formativo de sucesso. Frequentou o Curso Técnico de Gestão Equina, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, entre 2018 e 2021. Atualmente com 20 anos, é monitor de equitação na área de turismo equestre na Monte Velho Eco Resort e um dia será cavaleiro olímpico.

22-11-2022
​Bernardo estava no 10.º ano, na área de ciências e tecnologias, quando percebeu que não era esse o seu caminho de futuro. Depois de falar com os pais, procurou uma escola que lhe possibilitasse a conclusão dos estudos de nível secundário e, ao mesmo tempo, lhe desse formação na área que sempre o apaixonou, os cavalos. 

Foi assim que Bernardo ingressou no Curso Profissional de Técnico de Gestão Equina. Os cursos profissionais, uma via de dupla certificação, apoiada pelo PO CH através do investimento do FSE, permitem a conclusão do 12.º ano e a obtenção de uma certificação profissional válida em toda a União Europeia. Para além disso, ao concluírem um curso profissional, os formandos adquirem uma classificação ISCED de nível 4, ao contrário de quem conclui o ensino secundário pela via dos cursos científico-humanísticos, que adquire apenas o nível 3.

Já na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, o empenho do Bernardo foi notado por todos. Queria evoluir e nunca hesitou em pedir ajuda e em dar mais para tirar dividendos do esforço. Foi seguindo estas premissas que Bernardo acabou a estagiar na Monte Velho Eco Resort onde hoje trabalha. Durante os estágios, esforçou-se sempre por corresponder e superar as expectativas da empresa que o acolheu, na prossecução dos seus objetivos de futuro. Chegou a permanecer na empresa mais um mês, depois de concluídos os dois meses de formação em contexto de trabalho. 

Quando terminou o curso, recebeu imediatamente uma oferta de emprego da Monte Velho Eco Resort.  Bernardo dá formação de equitação aos turistas que a procuram. Quando começou a estagiar na empresa, o seu inglês era fraco e as dificuldades de comunicação fizeram-se sentir. Dois anos depois, Bernardo fala fluentemente inglês e os seus empregadores elogiam o seu esforço e dedicação no cumprimento dos requisitos da atividade profissional. Ao mesmo tempo que dá aulas, Bernardo continua a montar e a treinar a cavalo com objetivos muito concretos, vir a competir em torneios internacionais e tornar-se cavaleiro olímpico. 

 




  • < voltar a notícias