Iniciar sessão
/pt-pt/Noticias/PublishingImages/Elisa%20Ferreira%20classifica%20como%20muito%20boa%20a%20execução%20do%20Portugal%202020.jpeg

​A comissária europeia responsável pela pasta da coesão e reformas, Elisa Ferreira, esteve presente na cerimónia de entrega dos Prémios Regiostars, que decorreu no dia 18, no Convento do Espinheiro, em Évora, no âmbito da 3.ª Reunião Plenária da INFORM EU. Falando aos jornalistas à margem deste evento, a comissária reforçou a mensagem de que Portugal está a executar os Fundos do Portugal 2020 (PT 2020) acima da média europeia. 

24-11-2022
​A comissária Elisa Ferreira, que esteve em Évora para abrir a cerimónia de entrega dos prémios Regiostars, respondeu também a algumas questões dos jornalistas afirmando que "está tudo a correr normalmente" com a execução dos fundos estruturais em Portugal, e que o país "está acima da média europeia". 

A 30 de setembro de 2022, a execução do PT2020 situava-se nos 78%. Por esta altura, a taxa de execução do PO CH tinha chegado aos 91%, incluindo a despesa já validada afeta às operações ao abrigo do Mecanismo Extraordinário de Antecipação do Portugal 2030, ativado para responder a necessidades urgentes de investimento.

Como resultado da execução financeira dos programas afetos ao PT 2020, a Comissão Europeia já transferiu, até ao fim do terceiro trimestre do ano em curso, mais de três quartos do valor programado neste período de programação, o equivalente a 75,6% dos fundos, a título de pagamentos intermédios. Portugal tem a quarta maior taxa de pagamentos intermédios aos beneficiários, dos países com envelopes financeiros acima dos 7 mil M€, 6 pp acima da média da União Europeia, de 69,5%.

A Comissária, que esteve em Évora acompanhada da ministra da coesão territorial, Ana Abrunhosa, tranquilizou ainda os mais inquietos sobre a chegada do novo pacote financeiro do Portugal 2030, dizendo que "não vai haver falta de fundos" e que o Portugal 2030 vai poder "absorver também projetos que não possam ser finalizados no âmbito do Portugal 2020, desde que tenham uma determinada dimensão".

A 3.ª reunião da Inform EU, que contou com a presença de dois representantes da área da comunicação do PO CH,  reuniu a rede comunicação dos Estados-membros, responsável por comunicar os investimentos europeus. Esta rede visa aumentar a visibilidade da ação da União Europeia a nível nacional, regional e local através do intercâmbio de experiências e boas práticas na aplicação de medidas de informação e comunicação. No âmbito desta reunião, foram revelados os vencedores dos Prémios Regiostars do ano de 2022, numa cerimónia que celebrou também os 15 anos do concurso.

Os Prémios REGIOSTARS são um concurso anual organizado pela Comissão, que se tornou o rótulo da excelência da Europa para projetos financiados no âmbito da Política de Coesão, que apresentem abordagens inovadoras e inclusivas no domínio do Desenvolvimento Regional.

Os vencedores de 2002 foram os projetos: PICSA (Espanha); E-Escolas, Projeto Piloto (Croácia) e Reabilitação e Restauração de Cittadella Gozo (Malta).


  • < voltar a notícias