A Teach For Portugal, apoiada pelo PO CH através do Fundo Social Europeu, tem desenvolvido trabalho junto dos meios mais desfavorecidos, proporcionando oportunidades para a redução das desigualdades educativas e dando às crianças a possibilidade de atingirem o seu máximo potencial. O 1º evento de divulgação dos resultados dos 3 anos letivos no terreno aconteceu no dia 29 de Novembro, nas instalações da Câmara Municipal de Cascais.
16-12-2022
Para levar a cabo o seu trabalho de mentoria, contrata pessoas de várias áreas de estudo, com grau de licenciatura, que tenham como missão de vida contribuir para melhorar a Educação. Estas pessoas, chamadas de mentores, são profissionais promissores que trabalham a tempo inteiro, dedicados à escola, durante 2 anos letivos. São remunerados pela Teach For Portugal, com o apoio de cerca de 50 financiadores públicos e privados, entre os quais o PO CH, através do investimento do Fundo Social Europeu, municípios, empresas, fundações e pessoas singulares.
O impacto do trabalho da Teach For Portugal, durante os 3 anos letivos em que esteve a trabalhar no terreno, foi medido a 4 níveis: nos alunos (focado no desenvolvimento de competências e resultados académicos); nos mentores, analisando o desenvolvimento da liderança, a motivação e compromisso para eliminar as desigualdades educativas; na comunidade educativa e ainda nos professores, com a ambição de a longo prazo gerar impacto no sistema educativo.
Começando pelos alunos, nos três anos em que atuaram, em média, 96% dos alunos dizem que o mentor os incentivou a dar o seu melhor e 87% afirma ter aumentado as expectativas sobre o seu próprio futuro. A colaboração entre mentor e professor originou uma redução das notas negativas consistentemente superior a 30% nas turmas com colaboração relativamente às turmas sem esta colaboração. Esta redução é transversal ao longo dos anos, nos 2º e 3º ciclos e nas disciplinas de maior insucesso dos alunos: Português, Matemática, Inglês, e Ciências. O impacto também se revelou na subida das médias. Do 5º para o 6º ano, a colaboração "Teach For Portugal" mais do que duplicou as médias das notas.
No que respeita aos Mentores "Teach For Portugal" a sua motivação é peça chave. Nos 3 anos em que foi implementado o programa, em média, 95% dos mentores sentem-se parte de algo maior, de um movimento que trabalha para garantir que todas as crianças em Portugal, independentemente do seu contexto social e económico, têm acesso a uma educação de excelência. Além disso, 92% dos mentores reconhecem que o programa contribuiu muito para o desenvolvimento da sua liderança pessoal, com efeitos imediatos na forma como se relacionam com os outros. 84% considerou que também influenciou e influenciará as suas escolhas profissionais a médio e longo prazo.
Os mentores colaboram em sala de aula a par com professores e por isso o seu impacto está relacionado. Mentores e professores planeiam em conjunto, adaptam estratégias e conteúdos consoante as necessidades da turma e completam-se mutuamente na hora de dar apoio aos alunos. Nos 3 anos letivos da "Teach For Portugal", em média, 97% dos professores recomendam o programa a outras escolas. 83% considera que contribuiu para gerar uma maior cultura de colaboração na escola, notando o impacto fora de sala de aula. 88% dos professores sentem que o mentor potencia o seu trabalho enquanto professores.
A organização "Teach for Portugal" foi apoiada pelo PO CH nos seus 3 anos letivos de trabalho com um investimento total de 497 mil euros, dos quais 296 mil são provenientes do Fundo Social Europeu. Está presente na mostra de educação e formação do PO CH, em formato digital, a E.volui, na área dedicada à exposição de projetos inovadores que promovam a qualidade e a inovação na educação, área apoiada no âmbito do eixo 4 de investimento do Programa.