Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/1_1_Pense%20Industria%20PT.jpeg

​A Escola Profissional de Barcelos, convidou o Centro Tecnológico Citeve, um dos Centros Tecnológicos parceiros do projeto 𝗣𝗲𝗻𝘀𝗲 𝗜𝗻𝗱𝘂́𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮 𝗶𝟰.𝟬, para sessões de sensibilização dos formandos dos cursos profissionais da escola, no âmbito da indústria 4.0.  Estas ações envolveram os alunos na demonstração e experimentação de boas práticas de inovação com recurso a equipamentos transportáveis como robots, impressoras 3D, óculos de realidade aumentada, exosqueletos e outras tecnologias. 

08-03-2023

​As atividades desenvolvidas pretenderam mostrar aos formandos, em contexto prático, a importância das novas tecnologias, da inovação e da criatividade no mundo do trabalho, particularmente a sua aplicação à indústria. Procurou também sensibilizar para as novas oportunidades que a indústria 4.0 traz aos jovens que vão iniciar a sua carreira profissional. Por esta via, os formandos tiveram oportunidade de contactar privilegiadamente com a nova realidade da indústria. Nestas sessões são abordados temas como a impressão 3D e 4D, cidades sustentáveis, robótica, sustentabilidade ambiental, energias renováveis e segurança no trabalho, entre outros.

As ações procuraram projetar nos alunos uma abertura para desafios futuros, pessoais e profissionais, sensibilizando-os para novas oportunidades no mercado de trabalho, nomeadamente na nova indústria que aplica tecnologias 4.0. O vivenciar de experiências inovadoras potencia não só as suas competências técnicas como também as competências pessoais.

O CITEVE é um Centro Tecnológico privado, sem fins lucrativos, sediado em Vila Nova de Famalicão, de referência no panorama nacional e europeu em matéria de promoção da inovação e desenvolvimento da Indústria têxtil e do vestuário.

O projeto Pense Indústria i4.0 pretende sensibilizar os jovens para os desafios da Indústria e demonstrar o interesse de cursos e profissões relacionados com a mesma. Deste modo, atua na prevenção da escassez de recursos humanos qualificados e motivados para trabalhar na indústria. Por outro lado, o projeto proporciona a capacitação dos jovens e desenvolvimento de competências muito relevantes para o emprego e para a competitividade das empresas.  O projeto Pense Indústria i4.0 é apoiado pelo Compete 2020 com um investimento do Fundo Social Europeu de cerca de 2,6 mil
hões de euros.

A Escola Profissional de Barcelos é apoiada pelo PO CH, também com o investimento do Fundo Social Europeu, com um montante total elegível aprovado de 4,9 milhões de euros, dos quais 4,1 M€ são provenientes do FSE.  O investimento incide na área da formação inicial de jovens, nomeadamente nos cursos profissionais e cursos de educação e formação de jovens (CEF) onde já foram apoiados, entre 2014 e 2022, 389 jovens. A escola possui certificação EQAVET - Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional e foi igualmente apoiada pelo POCH no processo de certificação.

Este é mais um exemplo de como projetos diversificados, apoiados por fundos europeus, se cruzam na promoção de mais qualificação da população, melhor emprego, melhores condições de vida e maior competitividade do país.

Aceda aqui ao site da escola

  • < voltar a notícias