Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Avaliacao.jpg

​Inserida no Plano Geral de Avaliação do PT2020 e do Plano de Avaliação do PO CH, esta avaliação pretende determinar os resultados das intervenções apoiadas no âmbito do QREN  (2007-2014) e do Portugal 2020 (2014-2020).

12-09-2017

​Este trabalho que já se iniciou, centra a sua avaliação nos apoios concedidos pelo Fundo Social Europeu (FSE) para Bolsas de Doutoramento, Pós Doutoramento e Programas Doutorais no anterior período de programação, POPH/QREN e, atendendo à continuidade do investimento desta política pública no Portugal 2020, nos apoios já atribuídos no domínio do Capital Humano, onde se inclui o PO CH e os Programas Operacionais Regionais, Norte 2020, Centro 2020 e Alentejo 2020.

Em termos de objetivos definidos esta avaliação pretende:

  1. Fazer uma análise global da relevância dos apoios concedidos pelo FSE, assente na averiguação da adequação e da coerência dos instrumentos de política pública na resposta aos problemas e necessidades diagnosticadas durante os dois períodos de programação;

  2. Analisar face aos resultados programados, a eficácia do contributo das intervenções apoiadas para as metas estabelecidas e para a concretização dos objetivos específicos, identificando também a existência de desvios. A análise incide na globalidade das operações aprovadas, na sua realização e resultados, sendo desagregada por tipologia de apoios, área científica e região (NUT II e NUT III);

  3. Aferir do efeito dos recursos alocados no quadro das suas regras de mobilização, da adequação dos instrumentos de financiamento e das formas de apoio na concretização dos objetivos de política pública. A análise recai também na identificação de modalidades alternativas de financiamento poderem permitir atingir os mesmos resultados;

  4. Verificar os impactos da implementação da política de formação avançada no QREN e no PT2020, com a validação do mapeamento feito e a identificação de efeitos esperados e não esperados, diretos e indiretos, multiplicadores, de curto, médio e longos prazos;

  5. Avaliar o valor acrescentado europeu resultante da operacionalização das políticas públicas em formação avançada apoiadas no âmbito do QREN e do PT2020. Esta análise encontra-se associada às transformações resultantes de política pública que tiveram concretização de resultados através de apoios da União Europeia.

Stakeholders e comunicação dos resultados

O envolvimento dos Stakeholders nesta avaliação – Bolseiros de Doutoramento, Bolseiros de Pós-Doutoramento, Bolseiros de Investigação, Centros de I&D e/ou Universidades em parceria e/ou com Empresas (Programas Doutorais), Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, Autoridades de Gestão, entre outros – tem um papel fundamental para os processos de recolha de informação e discussão dos resultados, reforçando a qualidade dos mesmos.

Finda a avaliação, os resultados serão divulgados através de um relatório final que será apresentado num seminário aberto a todos os interessados e divulgado em todos os canais do PO CH e dos Programas Operacionais Regionais na internet – portal oficial e redes sociais – promovendo a transparência na aplicação dos fundos da União Europeia (UE) em Portugal.

Esta avaliação está a cargo de peritos externos – consorcio composto pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos (IESE), Improve Consult e PPLL Consult - contratados na sequência do concurso público lançado atempadamente.

  • < voltar a notícias