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Disponibilizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a publicação reúne os textos do Seminário realizado a  6 de abril de 2016 no qual se debateu, numa perspetiva histórica, o percurso das TIC em Educação.

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12-01-2018

A reflexão sobre a situação atual desta temática, a identificação dos desafios dos dispositivos móveis dos projetos e ideias inovadoras, com uma perspetiva de futuro tendo em conta a evolução constante da sociedade da informação e conhecimento, são alguns dos assuntos abordados nesta publicação que visa reunir as comunicações apresentadas no âmbito do referido Seminário.

Sublinha o CNE que "os projetos, programas e iniciativas que têm sido implementados nas últimas décadas, nacional e internacionalmente, destacam a importância cada vez maior da utilização das TIC em contexto educativo com o objetivo fundamental de inovar as práticas pedagógicas, tornando-as mais atuais e com uma influência positiva relevante nas aprendizagens e nos resultados dos alunos".

Refere ainda o documento que o desenvolvimento de projetos inovadores centrados na promoção e aquisição de competências digitais, potenciam a melhoria das qualificações dos cidadãos nas e para as TIC, contribuindo para uma sociedade digital mais inclusiva e reduzindo as desigualdades de forma a promover a participação mais autónoma. "O ensino da computação e da linguagem de programação gráfica, desde os primeiros anos de escolaridade, ajudam a desenvolver o pensamento criativo, a literacia digital e a adquirir conceitos matemáticos e computacionais", pode ler-se.

Para mais informações consulte o documento "Aprendizagem, TIC e Redes Digitais".

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