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​Leonardo Silva teve a ideia de criar uma pista de minigolfe para cegos e chamou o colega Diogo Magalhães para o ajudar. A vida de ambos mudou no curso profissional de Design Técnico de Mobiliário.

05-06-2018

​Iniciava-se o ano letivo 2016-2017 e Leonardo Silva tinha de apresentar o projeto para a sua prova de aptidão profissional (PAP). O 12º ano era a última etapa do ensino secundário após dois anos num curso profissional no Agrupamento de Escolas José Estêvão, dois anos que decorreram sem percalços e com boas notas. 

A ideia de criar uma pista de minigolfe para cegos pareceu-lhe impossível de concretizar, mas ao partilha-la com o seu colega Diogo Magalhães o impossível transformou-se em "vamos conseguir". Juntos, os dois formandos do curso profissional de Design Técnico de Mobiliário, lançaram-se num projeto tecnicamente difícil, inovador à escala mundial e de cariz 100% inclusivo. 

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Para os dois "a ajuda dos professores foi essencial", bem como o facto de a escola lhes ter "proporcionado todas as condições materiais e físicas" concretizando assim um sonho de ambos: "Só quando recebemos o prémio da Fundação Ilídio Pinho (2017) percebemos o impacto que o nosso projeto viria a ter na vida de tantas pessoas e isso deixa-nos muito felizes. Hoje estamos aqui a convite da Escola para o 1º Tornei de Minigolfe para Cegos e vemos como outros alunos levaram o projeto mais adiante", afirma Diogo Magalhães enquanto mais um cego celebra um hole.

Concluído o ensino secundário, Leonardo Silva entra no mercado de trabalho numa empresa onde os conhecimentos adquiridos no curso profissional foram aplicados automaticamente. Foi fácil conseguir emprego? "Sim, consegui logo, os cursos profissionais são muito bem vistos nas empresas porque adquirimos conhecimentos práticos que facilitam muito o nosso desempenho no trabalho. Já socialmente os cursos profissionais ainda são muito discriminados", afirma o ex-aluno.  

Diogo Magalhães reitera a ideia do amigo: "Quando me perguntam onde fiz o secundário respondo que o concluí num cursos profissional e os comentários são em tudo idênticos, que são cursos fáceis e para quem não quer estudar. Totalmente falsa essa ideia. E quando respondo que ao concluir o curso profissional entrei na Universidade de Aveiro na licenciatura que desejava, a atitude muda, entre espanto e mais respeito", explica. Diogo sempre pensou prosseguir estudos e contra todas as expetativas enveredou no curso superior de Inglês-Alemão: "Traduções é o que desejo fazer porque posso estar a trabalhar e aprender ao mesmo tempo todos os dias", diz com um sorriso.

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"Eu também vou voltar a estudar, sinto falta de aprender mais. Vou concorrer e espero entrar no curso de Design, ou no curso de Novas Tecnologias de Comunicação, na Universidade de Aveiro", explica Leonardo. E como o reencontro entre os dois pode acontecer já em 2018, haverá capital humano qualificado para um novo projeto conjunto?

O coração sente o que os olhos não conseguem ver​

Desde 2014, o POCH, com o apoio do Fundo Social Europeu, aprovou duas candidaturas para financiamento dos Cursos Profissionais referidos, duas candidaturas no âmbito do apoio à rede dos CQEP/ Centros Qualifica e uma candidatura para Formação de Docentes e outros Agentes de Educação. No total dos cinco projetos aprovados , o investimento total, aprovado dirigido ao Agrupamento de Escolas José Estêvão, atinge mais de 2.8 milhões de euros, tendo sido pago até esta data perto de 1.4 milhões de euros. 

As duas candidaturas referentes aos Cursos Profissionais abrangeram 486 formandos até dezembro de 2017, que têm uma oportunidade para realizarem uma formação que assegura o aumento das suas qualificações, reforçando a sua empregabilidade após a conclusão dos cursos, sem prejuízo também da possibilidade de prosseguimento de estudos para o ensino superior.

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Durante o mês maio de 2018 a Europa na Minha Região, uma campanha da União Europeia (UE), incentivou os cidadãos europeus a visitarem projetos financiados, a tirarem as melhores fotografias e a escreverem as suas histórias.

Fotos: Carlos Silva

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