Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Foto%20not.png

​Nesta edição conhecemos a história do Tiago Silva, da Andreia Barbas e do Gonçalo Carreto, três pessoas entre as 373 424 que o Programa Operacional Capital Humano já apoiou. 

03-12-2018

​Os dados síntese que este Boletim Informativo apresenta para consulta e download, reportados a 30 de setembro de 2018, mostram que a participação das mais de 370 mil pessoas, em ações de formação ou em ações que permitiram inovar ou melhorar a qualidade do sistema de educação e formação,  apoiadas pelo Programa, implicou um valor pago às entidades beneficiárias superior a 1.9 Mil Milhões (MM) €, valor esse comparticipado a 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), o que constitui o maior volume de pagamentos do Portugal 2020 até à data.

Esta dinâmica resulta da implementação das 2 877 operações aprovadas pelo PO CH, implicando um investimento total previsto próximo dos 3 MM€, constatando-se que o Programa regista uma taxa de execução de 47%, a mais elevada do Portugal 2020.

1.jpg

Estes e outros dados que disponibilizamos na 3ª edição do Boletim informativo do PO CH antecedem a Reprogramação do Programa (em processo de conclusão), cuja proposta foi submetida à consideração da Comissão Europeia e que reforça, por um lado, os apoios para a Formação de Jovens, centrados na promoção do sucesso educativo, combatendo o abandono escolar precoce e melhorando as condições de empregabilidade dos participantes abrangidos. Por outro lado, a Reprogramação vem aumentar o investimento em ações que alargam as oportunidades de Aprendizagem ao Longo da Vida, priorizando a formação dos adultos com baixas qualificações.

Nesta edição fazemos ainda referência aos principais resultados de dois estudos que vêm de encontro às opções estratégicas consideradas na Reprogramação do PO CH. Destaque, por um lado, para os dados recentes que o estudo "Situação após 3 anos dos alunos que ingressam no Ensino Profissional", da DGEEC revela: a taxa de conclusão do ensino profissional aumentou nos últimos três anos nas regiões Norte, Centro e Alentejo, regiões onde as escolas públicas e privadas que ministram cursos profissionais são apoiadas pelo PO CH. 

Sobre a escolaridade da população adulta e ativa em Portugal, salientam-se as conclusões do Relatório "Education at a Glance" 2018, da OCDE, que reconhece os progressos do país no reforço da qualificação dessa população e que beneficiaram do apoio dos fundos europeus. Contudo, o relatório não deixa de registar que 52% dos adultos entre os 25 e os 64 anos residentes em Portugal possuem habilitações inferiores ao ensino secundário, um valor ainda muito distante do registado em média na UE (77%). 

O Boletim Informativo do PO CH visa complementar informação de natureza mais global, publicada também trimestralmente sobre o Portugal 2020 e que abrange igualmente o Programa no âmbito do Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia publicado pela AD&C, contribuindo por esta via para aumentar a quantidade e qualidade da informação disponível para todos os interessados sobre a forma como estão a ser aplicados os recursos ao dispor deste Programa em prol do reforço dos níveis de qualificação nas regiões Norte, Centro e Alentejo do país.

Consulte: Boletim Informativo do PO CH

  • < voltar a notícias