Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Parecer%20TCE.jpg

​Relatório publicado pela Comissão Europeia revela os principais resultados alcançados com o apoio dos cinco FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, a meio do período de programação 2014-2020.

02-01-2019

​De acordo com o Relatório,  praticamente metade do orçamento dos FEEI para 2014-2020 já tinha sido atribuído até outubro de 2018.

No que diz respeito às áreas da Educação/Formação Profissional, foram atribuídos, até final de 2017, pelos 28 Estados-Membros, cerca de 25 mil milhões de euros, representando 52% dos 49 mil milhões previstos financiar por Programas Operacionais no âmbito do Fundo Social Europeu e com o apoio do FEDER para a modernização de infraestruturas de ensino.

As despesas pagas atingiram o valor de seis mil milhões de euros, 13% do total previsto, tendo este investimento resultado no apoio a cerca de cinco milhões de formandos, dos quais um milhão já terminou o seu ciclo formativo e garantiu com isso o aumento das suas qualificações. Em Portugal, e com dados reportados a 30 de setembro de 2018, o PO CH apoiou perto de 400 mil formandos, num investimento total de cerca de três mil milhões de euros.

Plataforma de Dados Abertos no domínio da Coesão foi atualizada para tornar públicos os resultados mais recentes dos programas apoiados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

Os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento vão investir 647 mil milhões de euros durante o período de 2014-2020, equivalendo a contribuição da União Europeia a 460 mil milhões de euros. 

O seu objetivo é fomentar uma convergência socioeconómica duradoura, a resiliência e a coesão territorial. Os fundos são a maior fonte de apoios da UE para domínios fundamentais que requerem investimentos ao abrigo das prioridades políticas da Comissão Juncker. 

Este documento constitui a terceira síntese anual relativa à execução dos 530 programas nacionais e regionais, com base nos relatórios anuais  recebidos em meados de 2018.

Ficha de Informação - A atividade dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Relatório Síntese de 2018 sobre Execução dos Programas ao abrigo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no período de 2014-2017

Fonte: PO CH/AD&C

  • < voltar a notícias