Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Avaliacao.jpg

​A abertura de concurso desta avaliação pretende a analisar a eficácia, a eficiência e o impacto da aplicação do Fundo Social Europeu na promoção do aumento da qualificação e empregabilidade dos adultos.

07-10-2019

​As propostas e os documentos que instruem o procedimento concursal nº 03/CPI/SGEC/2019 serão entregues, exclusivamente na plataforma eletrónica de contratação acinGov, até às 23h59 do dia 10 de novembro de 2019. O valor do preço base do procedimento é de 250 000€.

Inserida no Plano Global de Avaliação do PT2020 e no Plano de Avaliação do PO CH, esta avaliação pretende identificar em que medida as intervenções do Portugal 2020 no âmbito do Programa Operacional Capital Humano (PO CH), Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (PO CI) e dos Programa Operacionais Regionais do Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020, Cresc Algarve 2020, Madeira 14-20 e Açores 2020, têm contribuído para o aumento das qualificações dos adultos, tendo em conta as expectativas e as necessidades de qualificação dessa população nos diferentes territórios. Visa ainda aferir o reforço da empregabilidade da população apoiada, desde logo dos adultos em situação de desemprego ou de inatividade no momento de entrada para as ações - combatendo por essa via riscos de exclusão ou pobreza da população, em particular do subgrupo com muito baixas qualificações , mas também dos adultos empregados.

Pretende-se, por fim, avaliar o impacto da formação profissional - realizada no âmbito de projetos de investimento de apoio à inovação/modernização do tecido produtivo, privado e público, incluindo as ações de formação-ação para PME - no reforço da produtividade, por via da existência de um capital humano em plena vida ativa dotado de competências mais alinhadas com as necessidades dos empregadores e, consequentemente, na melhoria das condições de competitividade da economia portuguesa.

O envolvimento dos Stakeholders nesta avaliação tem um papel fundamental na conceção metodológica, na participação na recolha direta, facilitando o acesso à informação e apoiando na leitura de dados, através da identificação dos seus limites e potencialidades, na validação de resultados, emissão de recomendações e também na comunicação de Resultados. Assim, as entidades envolvidas na promoção das medidas cofinanciadas serão consideradas no processo de avaliação.

Para informações ou esclarecimentos adicionais sobre o procedimento devem contactar através da plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante ou através do endereço eletrónico compras.mec@sec-geral.mec.pt.

Consulte o Anúncio relativo à abertura de concurso da Avaliação do Contributo do PT2020 para a qualificação e empregabilidade dos adultos.

  • < voltar a notícias