Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/11-11-2019.jpg

​O projeto "Semana aberta de preparação para o Campeonato do Mundo das Profissões, o WorldSkills Kazan 2019", realizado no Serviço de Formação Profissional do Seixal, foi distinguido numa cerimónia que decorreu em Helsínquia, na Finlândia. 

12-11-2019

A Semana Europeia da Formação Profissional 2019 visou premiar as melhores iniciativas que promovem de forma alargada e junto de diversos stakeholders a Formação Profissional. O WorldSkills - campeonatos das profissões - e as atividades que lhe estão associadas foram distinguidos porque contribuem para melhoria da atratividade da formação profissional.

Considerando a valorização das vias profissionalizantes como principal objetivo da iniciativa - Campeonato das Profissões - o PO CH promoveu no passado mês de junho um concurso para abertura de candidaturas, com uma dotação de 850 mil euros financiados pelo Fundo Social Europeu, tendo em vista apoiar a participação das escolas com ensino profissional na fase regional dos campeonatos das profissões que decorrerão entre 19 a 21 de novembro de 2019 e por essa via potenciar o envolvimento de mais participantes nestes campeonatos que constituem um instrumento por excelência de afirmação e credibilização das vias de dupla certificação para jovens, promovendo ainda a melhoria da qualidade dessa formação, tendo em atenção os exigentes padrões que são considerados para assegurar e avaliar essa participação.

Após os campeonatos regionais, realizar-se-á a 44.ª edição do WorldSkills Portugal – Campeonato Nacional das Profissões, organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), e que decorrerá  de 9 a 14 de fevereiro de 2020, em Setúbal. Este evento é uma competição dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos que concluíram, ou se encontram a frequentar, um percurso de qualificação em modalidades de educação e formação profissional.

Através da realização de provas práticas de desempenho que são avaliadas por júris de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários), esta competição pretende demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso por parte dos formados.

Os vencedores nacionais terão depois a oportunidade de afirmar as suas competências no campeonato europeu e mundial.

O SkillsPortugal Setúbal 2020 será um espaço de inspiração, informação e orientação para jovens, encarregados de educação e educadores, que poderão encontrar toda a informação sobre a oferta formativa nacional, as oportunidades de carreira nos diferentes setores de atividade e as prioridades do país nos domínios da inovação, crescimento económico e coesão social.

Fonte: PO CH/AD&C | Foto: WorldSkills Portugal

  • < voltar a notícias