Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Sernancelhe3.png

​Organizado pela ANESPO no âmbito das comemorações dos 30 anos das escolas profissionais, o evento decorreu nos dias 5 e 6 de dezembro, com o objetivo de conhecer mais de perto escolas apoiadas pelo Programa.

19-12-2019

​No dia 5 o evento teve o seu início na Escola Profissional de Moimenta da Beira com a presença, entre outros, de Joaquim Bernardo, presidente do PO CH, Maria Emília Brederode Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação, Alexandra Figueiredo, vogal da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P., José Luís Presa, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), Pedro Teixeira Pinto, Adjunto do Secretário de Estado da Educação e José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. 

Moimenta da Beira.jpg

Num encontro onde os alunos do curso profissional de Técnico de Cozinha-Pastelaria fizeram uma pequena demonstração das competências já adquiridas, debateram-se temas no domínio da aposta pedagógica alinhada com as necessidades das empresas da região, do financiamento e das perspetivas para o futuro do Ensino Profissional.

Moimenta da Beira2.jpg

Na Escola Profissional de Sernancelhe –ESPROSER, após uma visita às instalações onde são ministrados seis cursos profissionais, decorreu um almoço preparado pelos alunos do curso de Cozinha/Pastelaria e servido pelos alunos de mesa e bar, tendo ainda sido realizada uma visita às instalações da FORCEFER – Empresa Engenharia Metalomecânica, onde dois dos sócios são ex-alunos da Escola.

Sernancelhe.jpg

O dia terminou com a Escola Profissional do Alto Douro - ESPRODOURO, onde foi apresentado o novo projeto educativo da entidade no Museu do Vinho de São João da Pesqueira, terminando com uma visita guiada por alunos dessa escola a esse museu, como forma de também demonstrarem competências já adquiridas na formação que estão a realizar.

SJPesqueira2.jpg

No dia 6 realizou-se uma visita às instalações da ESPRODOURO onde o contacto com alunos e professores foi o objetivo central, bem como com empresas que cooperam com a escola na formação que dinamizam. O evento terminou com a Assembleia Geral da ANESPO.

Esprodouro.jpg

Em todas as intervenções durante os dois dias do evento foi destacado o importante papel do PO CH e dos Fundos da União Europeia no apoio ao Ensino Profissional, apoio esse que segundo os responsáveis das três escolas é ainda “mais importante em territórios de baixa densidade”.

Até 30 de setembro de 2019, 182 517 alunos de cursos profissionais foram apoiados pelo Programa, decorrente de 1 914 operações aprovadas, com um investimento total elegível aprovado de 1 922 milhões de euros (M€), dos quais 1 634 M€ de Fundo Social Europeu.

  • < voltar a notícias