DGEEC disponibiliza pela primeira vez dados sobre o prosseguimento de estudos entre os jovens que concluíram cursos Técnico Superior Profissional (TeSP)
07-02-2020
Publicado em dezembro de 2019, a análise feita determina a situação dos jovens perante os estudos um ano após a conclusão dos cursos TeSP (CTeSP), permitindo compreender os trajetos no ensino superior desses alunos e, consequentemente, melhor compreender o atual papel dos cursos TeSP enquanto uma das "portas de entrada" do ensino superior.
Esta publicação disponibiliza taxas de prosseguimento de estudos dos recém-diplomados desagregadas segundo várias dimensões, designadamente o ano letivo de conclusão do curso, o subsistema de ensino superior e a instituição de ensino superior, a classificação final de curso, a área disciplinar do curso, o distrito de conclusão do curso, género e escalão etário do aluno.
Salientam-se as seguintes conclusões:
A maioria dos alunos que concluiu cursos TeSP em 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018 transita para o nível de licenciatura (51%, 61% e 58% respetivamente);
Os alunos que concluíram cursos TeSP, em 2017/18, em instituições de ensino politécnico privado tiveram taxas de transição para licenciaturas ligeiramente superiores (59%) às dos alunos diplomados em instituições de ensino politécnico público (57%);
As taxas globais de prosseguimento de estudos dos diplomados em cursos TeSP não demonstram uma correlação vincada com as classificações finais obtidas pelos alunos nos seus cursos
O prosseguimento de estudos varia substancialmente conforme a área disciplinar do curso TeSP em que os alunos se diplomam. Os diplomados TeSP em ciências sociais, jornalismo e informação apresentam a mais alta taxa de transição para licenciaturas (93%) por oposição aos diplomados TeSP em artes e humanidades que apresentam as mais baixas taxas de transição (49%)
Entre os diplomados em CTeSP em 2017/18, a taxa de prosseguimento de estudos para licenciaturas foi ligeiramente mais alta para os homens (59%) do que para as mulheres (57%)
A idade dos diplomados é um fator fortemente correlacionado com as taxas de prosseguimento de estudos, sendo que quanto mais velho o individuo menor a probabilidade de prosseguir para uma licenciatura (e.g. nos CTeSP 2017/2018 a taxa de transição dos diplomados com 22 anos de idade ou menos foi de 65% enquanto que nos diplomados de 30 anos ou mais não ultrapassou os 31%).
Os cursos TeSP foram apoiados pelo POCH entre 2014 e 2018 cuja duração de algumas operações terminam no ano de 2020. Esse apoio soma os seguintes valores, 67 projetos aprovados no valor total de 40,5M€ , tendo-se apoiado até 31.12.2019, 5172 participantes nesta oferta formativa.
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Fonte: POCH