Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/CNQ_PT.jpeg

O Catálogo será atualizado e reorganizado, para se tornar mais ajustado às necessidades do mercado de trabalho, mais legível, flexível e centrado em competências e resultados da aprendizagem.

 


01-07-2020

​Como instrumento estratégico do Sistema Nacional de Qualificações, o Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) integra e regula as qualificações de nível não superior, que se consideram fundamentais ao desenvolvimento económico e social. Neste contexto, é fundamental promover a sua permanente e sistemática atualização face às mudanças cada vez mais rápidas e imprevisíveis nas competências necessárias para suportar o nosso processo de desenvolvimento, no sentido de um país mais competitivo, sustentável e coeso social e territorialmente.

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP) desenvolveu uma nova metodologia de desenho de qualificações que adota as recomendações europeias na área da educação e formação, essenciais à transparência e ao reconhecimento das qualificações e que estrutura as qualificações em unidades de competência, baseadas em resultados de aprendizagem.

Foi agora lançado pela ANQEP, o concurso público internacional para a realização de estudos de diagnóstico de necessidades de qualificações e de competências, de âmbito setorial, bem como para a conceção dos respetivos referenciais de formação e instrumentos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais (RVCC Profissional).

Este projeto é cofinanciado pelo POCH, através do Fundo Social Europeu, num montante aprovado inicial de 2 633 846,31€ (1 499 975,47€ montante aprovado FSE).

Consulte aqui o anúncio do procedimento.

Fonte: ANQEP

  • < voltar a notícias