Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/Inovacao%20pedagogica%20pt.jpeg

​No âmbito da formação contínua de docentes e outros agentes de educação e formação, o PO CH apoia a inovação pedagógica de projetos que investem na construção de comunidades de professores para promover projetos de cocriação com empresas.

26-03-2021

O Projeto de Inovação Pedagógica - Metodologia DEMOLA é uma iniciativa de origem finlandesa. Junta estudantes, docentes e empresas/instituições em resposta a desafios reais e  problemas da comunidade que exigem inovação e onde é necessária uma ampla variedade de competências.

No âmbito deste projeto de inovação pedagógica, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) disponibiliza, até 2023, aos professores do IPS e de escolas profissionais, ações de formação que visam o fomento da utilização de práticas pedagógicas modernas e aplicadas à escala global. Pretende-se que os docentes adquiram confiança na utilização das novas ferramentas e métodos, para capacitar os alunos a participarem na resolução de desafios, estimulando parcerias com instituições e empresas da região.


Na sessão de lançamento, que aconteceu online no dia 24 de março, foram apresentados 8 projetos de cocriação, em áreas como serviços disruptivos, novas tecnologias, sociedade & cultura, bem-estar e sustentabilidade, que envolvem várias empresas e os municípios de Setúbal e do Barreiro.

Cristina Jacinto, a Vogal Executiva da Comissão Diretiva do PO CH, presente na sessão, salientou a importância da inovação associada à colaboração entre as instituições de ensino profissional superior e as escolas técnico-profissionais, algo muito falado mas que nunca tinha passado do papel. São projetos como este que mostram como o ensino superior está a mudar. Os estudantes querem estabelecer ligações com o mundo do trabalho, não se contentam em estudar teoricamente os problemas, mas são motivados pela procura de soluções práticas. Terão agora oportunidade de experimentar um formato inovador, colaborativo e internacional. Este será, segundo a vogal do PO CH, um projeto bandeira, na área da formação contínua de docentes, que o PO CH se orgulha de apoiar.

Através do concurso lançado em 2020, o POCH aprovou 14 projetos que visam a formação inovadora e em parceria entre IES e Escolas profissionais, tendo aprovado 2 881M€ no total, sendo 2 449M€ de FSE.

 

Aceda aqui à notícia do lançamento do projeto.

Aceda aqui à ficha do projeto.


  • < voltar a notícias