Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_plataforma%20para%20as%20competências.jpeg

​A Comissão Europeia, em articulação com vários parceiros dos Estados-Membros, lançou, no dia 20 de maio, a Plataforma para as Competências e o Emprego na Área Digital que funciona como um balcão único para informações, iniciativas, práticas e recursos em matéria de competências digitais.

07-06-2021

A nova plataforma pretende contribuir para colmatar o défice de competências digitais na Europa, numa altura em que 42% dos europeus carecem de competências digitais básicas, sendo esse valor ainda superior no caso de Portugal. Procura ainda para reforçar a coligação europeia para a criação de competências e emprego na área digital.

De acordo com a Comissão Europeia, juntamente com o 
Programa Europa Digital e o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, esta plataforma irá contribuir para os objetivos da Década Digital da Europa, para que, até 2030, pelo menos, 80% dos europeus disponham de competências digitais básicas e para que 20 milhões de especialistas em tecnologia digital estejam empregados. Irá contribuir igualmente para o Pacto para as Competências, um compromisso comum para o desenvolvimento de competências na Europa. 

Financiada pelo Mecanismo Interligar a Europa a pedido dos Estados-Membros da UE, a Plataforma Digital de Competências e Empregos reúne as melhores práticas em competências digitais, recursos e os principais intervenientes no domínio, para um impacto tangível nas competências digitais básicas e avançadas. Num futuro próximo, funcionalidades inteligentes como uma ferramenta de autoavaliação, conteúdo multilíngue e cursos online sobre tecnologias emergentes estarão disponíveis e tornarão mais fácil para qualquer pessoa encontrar o recurso certo.

 

Poderá aceder a mais informações aqui.

 

Aceda aqui à  Plataforma para as Competências e o Emprego na Área Digital.

 

Fonte: Comissão Europeia


  • < voltar a notícias