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​Concluída a “Avaliação do contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens”, enquadrada no Plano Global de Avaliação do PT2020 e no Plano de Avaliação do PO CH, os resultados serão apresentados publicamente no próximo dia 30 de junho, numa conferência pública realizada em parceria com o jornal Expresso.

21-06-2021

Os Fundos Europeus têm vindo a desempenhar um papel determinante na evolução positiva dos resultados em torno do sucesso educativo dos jovens, contribuindo para uma aproximação aos padrões da UE, quer em matéria da qualificação da população, redução da taxa de abandono escolar precoce, quer ainda no aumento do sucesso educativo e melhoria do desempenho escolar.

E
sta avaliação de impacto e de abrangência temática incidiu sobre um conjunto de 13 medidas apoiadas pelo Fundo Social Europeu, orientadas para a promoção do sucesso educativo, para o combate ao abandono escolar precoce e para a empregabilidade e prosseguimento de estudos dos jovens.

Destacamos alguns dos resultados do investimento realizado quer pelo POCH, quer pelos Programas Operacionais Regionais, que durante este quadro de financiamento cofinanciaram complementarmente algumas das medidas objeto desta avaliação.

Desde logo, os resultados observados em torno da medida Cursos Profissionais, uma das medidas mais relevantes que concorre decisivamente para a trajetória de redução da taxa de abandono escolar precoce, que se cifrou em 2019 de 8,9%.

Com base no método contrafactual, que compara as trajetórias na formação e pós formação entre grupos de jovens com perfis semelhantes que optaram pelos cursos profissionais (CP) ou pelos cursos científico-humanísticos (CCH), conclui-se nesta avaliação que, em média, em cada 100 alunos, 87 alunos dos Cursos profissionais completaram o ensino secundário e apenas 57 completaram o mesmo nível de ensino tendo frequentado a via de ensino dos Cursos Científico Humanístico. O nível de empregabilidade/prosseguimento de estudos dos alunos que conclui o ensino secundário através da via profissional é de 72%, 6 meses após a conclusão dos cursos.  Para um universo de 100 alunos, 54 dos CP e 36 dos CCH encontram o seu primeiro trabalho entre 6 a 9 meses depois da conclusão da sua formação de nível secundário. Nos primeiros 12 meses após encontrarem o seu primeiro trabalho, em média, os alunos dos CCH têm uma remuneração diária de 19,37 € enquanto que os dos CCH chegam aos 20,08 €.

A avaliação propõe um conjunto de 10 recomendações que serão trabalhadas através de um modelo de follow up desta Avaliação com os respetivos organismos responsáveis. Propõe, entre outras, a aposta na continuidade do financiamento às ofertas formativas da via profissionalizante, a continuidade do financiamento das intervenções de base territorial e na rede de psicólogos escolares, o reforço e alargamento do plano para a transição digital da educação, a criação de estratégias de proximidade à comunidade e família, e o incremento de práticas de monitorização de resultados.

Esta avaliação foi realizada pelo consórcio IESE/ISCTE/PPLL Consult e teve um custo associado de 140 mil euros cofinanciado pela Assistência Técnica do POCH.

A avaliação foi acompanhada ao longo de todo o seu ciclo de execução por um grupo de stakeholders muito diversificado. Para além dos 7 Programas Operacionais Regionais do PT 2020 e da AD&C , integraram este grupo de acompanhamento representantes dos seguintes organismos:
Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC)
DGE/ Estrutura de Missão do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE)
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP)
Conselho Económico e Social - CIP
Instituto Emprego e Formação Profissional (IEFP)
Conselho Nacional de Educação (CNE)
Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C)


Aceda aqui a todos os documentos produzidos no âmbito da Avaliação

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