O novo estudo do Cedefop - Centro Europeu para o Desenvolvimento do Ensino e Formação Profissional centra-se na forma como as microcertificações podem apoiar a aprendizagem para o emprego. Os promotores de ensino e formação profissional (EFP), autoridades, empregadores e trabalhadores são convidados a partilhar as suas opiniões e experiências.
29-06-2021
O estudo sobre "O papel das microcredenciais na facilitação da aprendizagem para o emprego" visa contribuir para uma melhor compreensão das características e dos papéis desempenhados pelas microcredenciais no desenvolvimento de competências relacionadas com o mercado de trabalho.
Com este novo trabalho, o CEDEFOP quer perceber a importância do uso de microcréditos na educação e na formação profissional, bem como seu uso independente por empresas e setores de atividade. Os resultados ajudarão a esclarecer de que forma os sistemas de qualificações e certificações nacionais e internacionais estão a evoluir.
As microcertificações são um caminho de aprendizagem relativamente recente. A sua principal característica é a flexibilidade na duração e no ritmo, o que permite aos indivíduos construir o seu portfólio de competências adicionando certificações alternativas (incluindo selos digitais, microcertificações, nanocertificações, etc.). Estas são adquiridas principalmente por meio de cursos online abertos e massivos (MOOCs - Massive Open Online Course). A importância das microcertificações é reconhecida na agenda europeia de competências para 2020, que apela a uma abordagem da União Europeia a este novo caminho de aprendizagem.
O estudo do Cedefop inclui um inquérito concebido para captar as vozes dos promotores de EFP, autoridades nacionais e regionais, empregadores e trabalhadores. Estão todos convidados a partilhar a sua experiência em microcertificações, bem como opiniões sobre a sua utilidade. O questionário permitirá que a pesquisa reflita grande variedade de pontos de vista e é uma oportunidade fundamental para o setor de EFP deixar a sua contribuição para o trabalho em curso.
Por favor, preencha o questionário até 5 de julho, escolhendo o link apropriado abaixo:
Promotores de EFP
Autoridades nacionais / regionais
Empregadores e organizações que representam os empregadores
Organizações que representam funcionários