Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_Boletim%2014.jpeg

​O Boletim Informativo nº 14 revela os resultados do Programa a 30 de junho de 2021, altura em que o investimento total aprovado chegou aos 4 336 milhões de euros (M€), com 3 700 M€ de investimento do Fundo Social Europeu. O número de pessoas apoiadas ultrapassou as 865 mil. 

01-09-2021

​No fim do segundo trimestre de 2021, a taxa de execução do PO CH estava nos 79%, bastante acima da média do Portugal 2020 e a de compromisso nos 116%, um ponto percentual acima da média do PT2020. Ambas os indicadores são reveladores da boa implementação do Programa no prosseguimento dos objetivos de qualificação e requalificação da população residente em Portugal.

Os números são reveladores, sendo que os mesmos expressam-se nos percursos de vida das pessoas apoiadas, a pedra de toque dos apoios atribuídos. No boletim nº 14 são divulgados os dados da execução do Programa e histórias reais que viram as suas vidas impactadas pelos apoios do PO CH através do Fundo Social Europeu. São histórias de sucesso que nos inspiram e nos motivam a todos a prosseguir o nosso trabalho.

Nesta edição são apresentadas 2 histórias exemplares, vencedoras do Prémio Capital Humano 2020 (PCH 2020). A da Patrícia Oliveira, apoiada no âmbito do eixo 1 - formação de jovens - num curso de dupla certificação de informática e tecnologias, que conquistou o prémio na categoria de Formação de Jovens e a do  Centro Qualifica da AEVA - Associação para Educação e Valorização da Região de Aveiro, que também venceu o PCH 2020, mas na categoria de Entidades formadoras de adultos, vendo assim reconhecido o trabalho do seu Centro Qualifica no contexto do eixo 3 de apoio - formação de adultos. Poderá ainda ser conhecida a história do David Carvas, representando o Eixo 2 - formação superior e avançada - apoiado na frequência de um CTeSP - Curso Técnico Superior Profissional de Informática e multimédia. O projeto em destaque nesta edição e que se insere na esfera de atuação do Eixo 4 de apoio - qualidade e inovação do sistema de educação e formação - é o Plano de Transição Digital da Educação, que apoia a compra de computadores e conetividade para alunos e docentes, bem como a formação dos docentes e outros agentes do sistema educativo, em competências digitais. Este é um projeto fundamental para o desenvolvimento das competências digitais e para criar melhores condições para a aprendizagem online e o ensino à distância.

Neste número 14 do Boletim Informativo, destacamos também a conclusão de uma avaliação temática coordenada pelo PO CH, sobre "o Contributo do Portugal 2020 para a promoção do sucesso educativo, combate ao abandono escolar precoce e promoção da empregabilidade dos jovens", cujos resultados podem ser consultados aqui.

O POCH, que tem como principal missão contribuir para o reforço da qualificação e da empregabilidade dos portugueses, jovens e adultos, atuando aos níveis do ensino básico, secundário e superior, aprovou, até 30 de junho de 2021 um total de 6 405 operações, que podem ser consultadas aqui.

Aceda aqui ao Boletim nº 14

Aceda aqui à Lista de Candidaturas Aprovadas

  • < voltar a notícias