Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_resultados%20PC%20PT.jpeg

​A Comissão Europeia disponibiliza regularmente numa página no seu website alguns dos resultados atingidos pela Política de Coesão, financiada pelo FEDER, pelo FSE e pelo Fundo de Coesão, nos 27 Estados-membros e Reino-Unido, dando nota dos dados mais recentes.

13-09-2021

A Política de Coesão é a maior fonte de investimentos diretos do orçamento da União Europeia (UE) no período de 2014-2020 num total de 485 mil milhões de euros, com um financiamento do orçamento da UE de 355 mil milhões de euros.

Nesta página são apresentados alguns objetivos de investimento e os progressos realizados até ao momento para a respetiva consecução, organizados sob três grandes objetivos na aplicação desses recursos no período em questão: 

  • Uma Europa inteligente: investigação e inovação, economia digital, PME.
    São afetados recursos significativos do FEDER para reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, para melhorar o acesso à economia digital e aos serviços informáticos e para estimular a competitividade das PME. 

  • Uma Europa sustentável: economia hipocarbónica, ação ambiental e climática, infraestruturas de rede.
    Os investimentos para apoiar a transição para uma economia hipocarbónica em todos os setores, para preservar e proteger o ambiente, para estimular a eficiência na utilização dos recursos e para promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e a gestão dos riscos estão no cerne dos investimentos do FEDER e do FC para criar uma Europa mais verde.

  • Uma Europa inclusiva: mercado de trabalho, inclusão social e capital humano.
    A promoção do emprego sustentável e de qualidade, a inclusão social, a luta contra a pobreza e a discriminação e o investimento na educação, e na formação profissional, área de atuação do PO CH, representam os principais pilares sociais do FSE e do FEDER no período de 2014-2020.

O filtro disponível permite ainda visualizar a contribuição específica por país.

Para saber mais pode ainda recorrer à 
plataforma de dados abertos dos FEEI , que disponibiliza gráficos por tema, país, programa e fundo.

Aceda aqui à página da CE sobre os resultados da Política de Coesão 2014-2020.

 

Fonte: Comissão Europeia

  • < voltar a notícias