Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/Paginas/PremioCapitalHumano2020/1_mobilidade%20logo%20poch.jpeg

​Os formandos do Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, apoiado pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu, visitaram no passado mês de fevereiro a região de Cholet, em França, onde tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a reconhecida gastronomia francesa.

10-03-2022

O projeto "Conhecimento e Valor 21/23", elaborado pelo Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, no âmbito do programa Erasmus + Educação e Formação, viabilizou aos alunos do Curso Profissional de Cozinha/Pastelaria a viagem a Cholet, França, e a visita à Escola Profissonal  "La Bonnauderie".  A visita possibilitou a oportunidade de comunicar em línguas estrangeiras, permitiu o contacto com a cultura local e o aprofundar de conhecimentos na sua área de estudos, a cozinha e pastelaria. Na escola profissional "La Bonnauderie" os alunos partilharam atividades, currículos e cultura com os alunos locais.

Na primeira semana da sua estadia, os formandos visitaram a cidade e a região e estiveram empenhados na confeção de pratos, pães e doces. Na segunda semana, realizaram formação em contexto de trabalho na cozinha de restaurantes de Cholet.

O objetivo maior desta experiência é o desenvolvimento de competências nos formandos, na sua área de formação, com vista a uma maior empregabilidade. Vivências como esta permitem também a promoção de competências sociais como a empatia e a adaptabilidade e de competências transversais como a comunicação em línguas estrangeiras ou a criatividade.

O programa Erasmus + Educação e Formação visa promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação e contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor.

A formação profissional na área da cozinha e pastelaria proporciona um "passaporte" para o emprego, uma vez que esta área tem uma das mais altas taxas de empregabilidade.

Os cursos profissionais são apoiados pelo PO CH, com o investimento do Fundo Social Europeu, no âmbito do seu eixo prioritário de apoio 1. Até 31 de dezembro de 2021 o PO CH já tinha apoiado mais de 242 mil jovens em cursos profissionais com um investimento total elegível aprovado de 2 420  milhões de euros, dos quais 2 057 M€ são investimento do Fundo Social Europeu.

Aceda aqui ao site do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares.

  • < voltar a notícias