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​“Impacto +” decorreu no passado dia 23 de março em formato misto, presencial e online, com uma assistência total de mais de 5300 pessoas. O inquérito de satisfação colocado ao público que assistiu ao evento permite aferir que a avaliação deste evento foi muito positiva com uma média de satisfação de 4 numa escala de 1 a 5.

21-04-2022

​O evento anual do PO CH integrou a apresentação e debate de duas avaliações: "Avaliação do contributo do Portugal 2020 para o aumento da qualificação e empregabilidade dos adultos", realizada pela Ernst & Young e a "Avaliação do contributo do Portugal 2020 para o aumento dos diplomados no ensino superior", realizada pelo CRIE - Centre for Research on Impact Evaluation, da Comissão Europeia. Em sala estiveram 61 pessoas e 5 283 assistiram em direto nos canais digitais: 233 no auditório da e.volui, a mostra digital de educação e formação do POCH e 5 050 através da emissão disponibilizada nos sites dos jornais "Diário de Notícias" e "Jornal de Notícias", media partners do PO CH neste evento. O vídeo, em diferido, nos canais dos jornais e na plataforma e.volui obteve mais 2 487 visualizações.

Para medir o grau de satisfação do público que assistiu ao evento em direto, quer em sala quer na plataforma e.volui, onde o registo era obrigatório, o PO CH enviou um questionário de satisfação ao qual responderam 131 pessoas, o que corresponde a 44,5 % do universo de inquiridos.

Verifica-se que o evento foi visto maioritariamente por mulheres, que representam 76% do total do público, e 24% de homens.

Dos inquiridos, 78% teve conhecimento do evento através do email enviado pelo PO CH ao universo das entidades beneficiárias, colaboradores internos e membros do comité de acompanhamento, 13% através do site do PO CH, 5% através das redes sociais e 5% através de outros meios.

Foi solicitada a opinião das participantes quanto à divulgação, ao programa, à imagem, à duração, e às condições técnicas do evento. 72% dos inquiridos ficaram, em média, "Totalmente Satisfeitos" relativamente a estes critérios. Os aspetos com melhor classificação foram a Divulgação do Evento com 82% dos inquiridos "Totalmente Satisfeitos" (18%) ou "Muito Satisfeito" (63%), e a Imagem e Comunicação com 77% dos inquiridos "Totalmente Satisfeitos" (44%) ou "Muito Satisfeitos" (33%). De salientar também o Programa do Evento, em que 72% dos inquiridos mostraram um grau de total satisfação (31%) ou de muita satisfação (40%). As Condições técnicas do Evento foi o âmbito onde houve uma percentagem mais relevante de inquiridos "Pouco Satisfeitos" mas, ainda assim, com pouca expressão (5%).

A entrevista realizada pela jornalista Mónica Martins a Joaquim Bernardo, Presidente do PO CH e a Gregório de Castro, representante da Comissão Europeia foi o conteúdo que deixou maior percentagem da assitência (80%) "Totalmente Satisfeita" (34%) ou "Muito Satisfeita" (46%).

Quanto às apresentações e debates das avaliações realizadas, a média de satisfação do público é de 70% com 27%  de "Totalmente Satisfeitos" e  43% de "Muito Satisfeitos". Os temas em debate na mesa redonda que sucedeu a apresentação da "Avaliação do contributo do Portugal 2020 para o aumento da qualificação e empregabilidade dos adultos" conseguiram que 79% dos inquiridos se mostrasse "Totalmente Satisfeito" (33%) ou "Muito Satisfeito" (47%). As temáticas em cima da mesa após a apresentação da "Avaliação do contributo do Portugal 2020 para o aumento dos diplomados no ensino superior" recolheram uma taxa de satisfação de 76% com 30% "Totalmente Satisfeitos" e 46% "Muito Satisfeitos".

Os vídeos apresentados no evento e que resumem os resultados das medidas de apoio à aprendizagem ao longo da vida e ao ensino superior, conseguiram uma satisfação média de 78% dos inquiridos em que 34% se revelaram "Totalmente Satisfeitos" e 44% "Muito Satisfeitos".

 

Também as atuações musicais da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e do Agrupamento de Escolas Templários reuniram 76% de satisfação por parte do público, com 37% dos questionados "Totalmente Satisfeitos" e 39% "Muito Satisfeitos".

O nível de insatisfação no que respeita à totalidade dos conteúdos do evento é residual, fixando-se nos 1 e 2%, sendo de 5% a taxa mais elevada, obtida com a apresentação da "Avaliação do Contributo do Portugal 2020 para o aumento dos diplomados no ensino superior".

A avaliação do grau de satisfação dos eventos realizados é um procedimento alinhado com o processo de qualidade associado à Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, ISO 9001, atribuída ao PO CH em fevereiro de 2020.  Esta certificação visa garantir níveis adequados de qualidade dos serviços prestados com enfoque na transparência e simplificação.

 

Aceda aqui ao relatório proveniente do questionário de satisfação.

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