Comemora-se hoje, 9 de maio, o Dia da Europa, símbolo da União Europeia, uma oportunidade para desenvolver atividades que aproximem a Europa dos cidadãos. É com essa intenção que o PO CH partilha histórias de sucesso de formandos e projetos apoiados pelo programa, numa publicação que celebra o dia e o mês de todos os europeus.
09-05-2022
São 921 mil histórias que a Europa ajudou a construir. Ao longo da vida do PO CH, desde 2014 até março de 2022, o programa apoiou mais de 921 mil jovens e adultos na sua (re)qualificação, através do investimento do Fundo Social Europeu (FSE), num montante total de 4 622 M€, dos quais 3 944 M€ provêm do FSE.
Gostávamos de as ter a todas, por impossibilidade prática escolhemos algumas, bem significativas, agora reunidas. São exemplos de pessoas que beneficiaram do FSE, jovens que concretizaram sonhos, adultos que recuperaram a esperança de um futuro melhor. Rostos que dão forma aos valores europeus e à luta por uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais solidária. Tudo isto só foi possível graças à Europa e ao seu valioso contributo.
Incluímos também algumas das nossas histórias. Trabalhadores e trabalhadoras do PO CH, um representante de cada uma das equipas que viabilizam os apoios europeus e nacionais, através do seu empenho diário. Um trabalho que dá frutos e muita satisfação pessoal.
Neste que é o Ano Europeu da Juventude, importa ainda destacar a importância dos jovens para a construção de um futuro melhor, mais verde, mais inclusivo e digital. Para isso, o PO CH orgulha-se de contribuir, com o apoio à qualificação de 292 mil jovens em Portugal, até ao fim do primeiro trimestre de 2021. Apoiou também a digitalização da educação no país, com um investimento que ascende aos 115 milhões de euros e que se traduz em 174 mil computadores entregues a alunos carenciados e 83 mil a docentes.
A 9 de maio celebra-se a paz e a unidade na Europa. A data assinala a memorável "Declaração Schuman", datada de 1950, 5 anos após o fim da segunda guerra. Um documento que concretizaca a visão de Robert Schuman para uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma nova guerra. A atual União Europeia teve início nesta proposta. No cenário atualmente vivido no continente europeu, os valores desta Europa são ainda mais necessários e fundamentais. É nesta Europa que são depositadas todas as esperanças, representadas pelas mensagens que os painéis de cidadãos transmitem hoje aos dirigentes máximos europeus, no evento de encerramento da "Conferência sobre o futuro da Europa". Esta é uma inciativa impar enquanto exercício de democracia deliberativa, que se traduz em 49 propostas concretas dos cidadãos europeus para o futuro da Europa, que é a nossa casa.
Aceda aqui à publicação "Histórias de Sucesso de formandos e projetos apoiados pelo PO CH"