No conjunto dos projetos apresentadas pelos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e pela Direção-Geral de Educação (DGE), foram submetidas 69 candidaturas 2020 para aprovação do Programa Operacional Capital Humano.
12-04-2017
Os CFAE submeteram 66 candidaturas com um montante solicitado de 7,9 M€, 83 % do montante global. A DGE apresentou três candidaturas – para as regiões Norte, Centro e Alentejo – com um valor global de cerca de 1,6 M€, correspondendo em termos financeiros a 17 % da verba total solicitada.
Estas candidaturas têm como destinatários finais os docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública, docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes, os docentes do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas a um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) e os gestores escolares, detentores de cargos de gestão intermédia e outros agentes de educação.
A formação contínua de docentes e gestores escolares pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para a sua valorização profissional, pretendendo-se assegurar que 34 mil profissionais concluirão, até 2018, uma formação contínua em didáticas específicas e 51 mil até 2023.
As candidaturas estão agora a ser analisadas pela equipa do PO CH de acordo com os critérios inscritos no AVISO POCH-67-2017-03 e as normas da legislação em vigor.