Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/European_Commission.svg.png

​Entre 2021-2027 a Comissão Europeia propõe reforçar o orçamento da dimensão social da União Europeia com o novo Fundo Social Europeu Mais (FSE +). O objetivo é a capacitar, proteger e auxiliar os seus cidadãos.​

04-06-2018

​O Fundo Social Europeu Mais incidirá no investimento nas pessoas e no apoio à implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Segundo a proposta da Comissão Europeia que agora será negociada no âmbito dos organismos europeus e nacionais, o FSE + receberá um financiamento total de cerca de 101 mil milhões de euros e pretende ser uma versão mais flexível e mais simples do atual Fundo Social Europeu, através da fusão de vários fundos e programas existentes. O integrar de recursos permitirá à União Europeia e aos Estados-Membros fornecer um apoio mais orientado a dar resposta aos desafios sociais e do mercado de trabalho que hoje em dia as pessoas enfrentam.


O Fundo Social Europeu Mais fundirá:

Fundo Social Europeu (FSE) e a Iniciativa para o Emprego dos Jovens (IEJ);

Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas (FEAD);

Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social (EaSI);

Programa de Saúde da União Europeia;


Marianne Thyssen, Comissária Europeia do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, realçou o objetivo europeu de "capacitar as pessoas através de novos fundos sociais, flexíveis e simplificados". Para a responsável estes novos Fundos estão focados em garantir que "os cidadãos adquirem novas e melhores competências, tenham proteção social moderna adaptada a novas formas de trabalho, garantindo também a solidariedade e os apoios para aqueles que mais precisam".

A Proposta de Regulamento relativo ao Fundo Social Europeu Mais (FSE +) e os respetivos anexos estão disponíveis, na versão em inglês, para consulta de todos os interessados. (inserir PDF`S)

O Fundo Social Europeu é o instrumento mais antigo de que a Europa dispõe para investir nas pessoas. Foi criado em conjunto com o Tratado de Roma, em 1957. O FSE ao promover a melhoria da educação, a modernização das administrações públicas e mais inclusão social, constitui um meio para garantir oportunidades mais justas para todos os cidadãos.

Para mais informações consulte do portal da Comissão Europeia.

Fonte: POCH/COM​

  • < voltar a notícias