Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/futmannot.jpg

​Quatro dias de Feira, 85 mil visitantes, dezenas de projetos de entidades apoiadas no âmbito do Fundo Social Europeu. Jovens, adultos, ensino superior e muita qualidade na formação. 

30-04-2019

"O meu irmão frequenta uma escola profissional e são vocês que apoiam o curso, sem isso os meus pais não conseguiam ter-nos aos dois na escola". Eram 10h15 do dia 3 de abril de 2019 e esta foi a primeira interação com a Mariana, uma das primeiras visitantes da Futurália. O trabalho do PO CH, bem como dos Programas Operacionais Regionais que apoiam também ações na área da educação e formação, com o apoio dos Fundos Europeus e em especial do Fundo Social Europeu, foi descrito da forma mais simples e assertiva. Ali, num dos dois stands dinamizados pelo PO CH, a Mariana e milhares de pessoas conheceram mais de 50 projetos de formação de jovens e de adultos apoiados pelo Programa.

_PPP2117.jpg

A Mariana, mas também o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira e o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, todos juntos pelo Capital Humano que tornará Portugal um pais mais qualificado.

_PPP3461.jpg

Da robótica à eletrónica, dos cursos profissionais de cozinha e bar, aos cursos de música, mecatrónica, design, saúde, multimédia, vitivinicultura e gestão de equipamentos informáticos, entre tantos outros, jovens e adultos mostraram como as qualificações são a base do sucesso que pretendem alcançar, como crescem nas suas vocações, como descobrem diariamente o seu caminho presente.

E o Programa Operacional Regional (POR) do Alentejo (Alentejo 2020), o POR do Centro (Centro 2020), a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS) e o Espaço Europa, entidades parceiras do PO CH neste stand, como atores chave também neste esforço nacional de melhoria do nosso Capital Humano, na concretização de mais e melhores políticas públicas para a educação/formação e inovação social nesta área, exemplificando o que a União Europeia faz pelos seus cidadãos, num ano em que estamos à porta de novas eleições para o Parlamento Europeu, a 26 de maio. Este espaço institucional foi imprescindível no acesso à informação prestada aos milhares de visitantes do stand 1.  

fut2not.jpg

No stand 2 o Ensino Superior e a Formação Avançada foram tema de destaque, com diversos projetos desenvolvidos no âmbito dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TEsP), ministrados pelos Institutos Politécnicos apoiados pelo PO CH, pelo Centro 2020 e Alentejo 2020.

Por outro lado, muitos foram os investigadores bolseiros de Doutoramento da Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), financiados pelo PO CH, que despertaram a curiosidade de centenas de pessoas com as suas investigações, a sua inovação, o seu trabalho na melhoria do conhecimento disponível para todos. E a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e a FCT, mais uma vez parceiras do PO CH neste evento, tinham todas as informações necessárias para quando os jovens e os seus pais procuraram saber quais os cursos superiores existentes nas Universidades portuguesas e os apoios disponíveis para a frequência do ensino superior, no primeiro caso, e sobre os apoios disponíveis para a realização de doutoramentos, no segundo caso.

_PPP1187.jpg

Nesta edição, o espaço digital – uma novidade nos dois stands – foi aglutinador de novos conhecimentos, milhares de sorrisos, festejos e algumas surpresas, com destaque para a disponibilização da oferta formativa existente para jovens e adultos, boa parte da qual apoiada pelo PO CH, bem como para o Quiz PO CH, como forma de divulgação de informação sobre o que os Fundos Europeus e o PO CH já fizeram nos últimos anos para a melhoria da qualificação das pessoas e, por essa via, contribuindo para mudar as suas vidas. E foi no espaço digital que 1002 visitantes  – 665 mulheres e 337 homens - avaliaram os dois stands do Espaço Capital Humano em termos de disponibilidade da informação, acessibilidade/layout e apoio técnico, com uma avaliação global de 4,8 numa escala de 0 a 5.

_PPP1266.jpg

Tratou-se de mais uma edição do Espaço Capital Humano na maior Feira do país dedicada à orientação vocacional  e profissional dos jovens, na qual o PO CH demonstrou, de forma apelativa, a importância dos FEEI e do FSE no dia-a-dia das entidades que beneficiam destes apoios e sobretudo na vida dos jovens que se qualificam permitindo o desenvolvimento de um país mais competitivo e inclusivo.

  • < voltar a notícias