Iniciar sessão
/pt-pt/PublishingImages/MOstra%20pt%202020%206.jpg

No dia 27 de junho os mais de mil visitantes conheceram 12 projetos de sucesso nas áreas da qualificação, entre os mais de 50 apoiadas no âmbito do Portugal (PT) 2020 presentes no evento.

01-07-2019

​Num evento que decorreu na sala Tejo do Altice Arena, a sessão teve o seu início com momento musical interpretado pelos alunos dos cursos profissionais de música da Escola Profissional da Serra da Estrela, apoiados pelo PO CH.

 

Seguiu-se a sessão de abertura com as intervenções do Presidente da AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP, António Dieb e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.

Secretaria de estado.jpg
No primeiro painel temático do dia, Qualificação e Inclusão, Joaquim Bernardo, presidente da Comissão Diretiva do PO CH e coordenador da rede para a educação e qualificação do PT 2020, realçou o contributo dos fundos europeus para os progressos do país nesta área. A "continuação da trajetória de redução do abandono escolar precoce, o aumento da proporção da população entre os 30 e os 34 anos de idade com o ensino superior, o aumento para perto de 50% da população entre os 25 e os 64 anos de idade com pelo menos o ensino secundário completo e o reforço da empregabilidade ou das perspetivas de prosseguimento de estudos para os que concluem a formação apoiada pelos fundos europeus e o Fundo Social Europeu em particular, constituem áreas em que se registam progressos assinaláveis e para os quais esses fundos têm desempenhado um importante papel, como evidenciado pelos estudos disponíveis sobre essa matéria", explicou. 

Nesse contexto, o responsável sublinhou que "os projetos presentes nesta mostra na área da qualificação são apenas exemplos do trabalho realizado pelos beneficiários desses fundos e que tem concorrido de forma muitas vezes determinante para um país mais qualificado, respondendo aquele que é ainda porventura o seu maior défice estrutural, apesar desses progressos, sendo essa aposta chave para fazermos um Portugal mais competitivo, coeso social e territorialmente e mais sustentável".

3.jpg
Neste painel estiveram ainda presentes dois projetos financiados pelo PO CH - Spot Évora da Epic Student Associação, no âmbito da Portugal Inovação Social e a Missão SOS Floresta desenvolvimento pelo Agrupamento de Escolas do Gavião no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Na zona de Exposição foi possível conhecer quatro projetos apoiados pelo Portugal 2020 no âmbito das qualificações, desde simuladores automóvel à aeronáutica, entre outros, e onde marcaram presença o Agrupamento de Escolas José Estevão com o projeto Minigolf para Cegos, a Escola Tecnológica e Artística de Pombal com um Auto Simulador Semi-Reboques, o Teatro Bolhão com o projeto "À Barca" e o IEFP/Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora com produtos relacionados com oferta formativa na área da Aeronáutica, todos financiados no âmbito do PO CH. 

Estes e outros projetos apoiados pelo PO CH foram tema de destaque na reportagem do jornal ECO.

9.jpg 8.jpg

Na zona designada por "Foodcorner/Restauração" estiveram presentes para uma demonstração das aprendizagens realizadas em contexto de aula e de trabalho, cinco entidades de diferentes regiões do país, com cursos profissionais ligados à restauração/cozinha/bar e ao setor agro-pecuário, mostrando os seus produtos: a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, a Escola Secundaria Leonardo Coimbra e Filho, no Porto, a Escola Tecnológica e Profissional Sicó, sedeada na freguesia de Avelar - Ansião, e com pólos nos concelhos de Alvaiázere e Penela, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, de Mirandela e a Escola Profissional de Salvaterra de Magos.


12.jpg 13.jpg

O dia foi ainda preenchido por outros três painéis Temáticos – Território e Serviços Públicos, Sustentabilidade e Alterações Climáticas, e Conhecimento e Inovação  – onde se conheceram inúmeros projetos financiados pelos Fundos da União Europeia ligados a essas temáticas.

Na sessão de encerramento estiveram presentes a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro do Planeamento, Nelson de Souza.

nelson de souza 1.JPG

A Mostra PT2020 encerrou ao som dos acordes dos Músicos D'Ouro, terminando a sua atuação com o hino da União Europeia – a Ode à Alegria.

  • < voltar a notícias